Ginastica laboral e ergonomia
A técnica ajuda na prevenção e no tratamento de algumas doenças, além de promover a manutenção do equilíbrio físico, mental e psicológico dos colaboradores.
25 Novembro 2024
O que é ginástica laboral:
Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos pelos colaboradores durante o expediente de trabalho. É uma intervenção rápida que dura, aproximadamente, de 10 a 15 minutos, feita no próprio local de trabalho e que tem a supervisão direta de profissionais especializados.
Pode ser feita no início, no meio e/ou no fim do expediente de trabalho. Os exercícios são baseados em técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.
A ginástica laboral apresenta baixa intensidade e tem como objetivo melhorar a saúde dos colaboradores. Além disso é indicada para:
- Melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético;
- Reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia;
- Cuidar da saúde mental (combater doenças ocupacionais como LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade);
- Aumentar a atenção e a concentração;
- Melhorar a consciência corporal (melhora do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência);
- Minimizar a monotonia, sensação de tédio e infelicidade;
- Descontrair e melhorar a disposição.
Profissionais de Educação Física e Fisioterapia, especializados nesse tipo de exercício, conduzem as práticas que podem ser feitas dentro do escritório, na estação de trabalho de cada colaborador.
Os instrutores buscam adaptar os exercícios a cada tipo de público e ambiente, atentando-se às atividades que o colaborador desenvolve e como os exercícios podem ajudar. Os exercícios são simples, baseados em alongamentos e feitos de maneira rápida para não se tornarem maçantes.
Ginástica laboral e ergonomia:
Os indícios favoráveis aos cuidados envolvendo treinamentos de ergonomia, blitz de ergonomia, melhorias as quais envolvem ergonomia. Tudo atrelado às aplicabilidades da Ginástica Laboral onde a cada semana objetivam aquecimento articular com ênfase nos seguimentos corporais envolvidos nas atividades de trabalho, desta forma, preparando as articulações, a aumentar o fluxo sanguíneo, promover melhora na circulação e alongamentos nas fibras musculares amenizando desconfortos musculares, melhorando a flexibilidade e postura.
Em outro momento, exercícios para coordenação motora com bolas, assim promovendo trabalhos cognitivos também de concentração e agilidade (aspectos importantes para prevenção de acidentes e diminuição de riscos). Entre a composição destas ações sinérgicas, importante ressaltar que condições ergonômicas, precisam sempre ser detalhadas de forma qualitativa e quantitativa. Há diversos métodos a serem aplicados, variando de acordo com o tipo de atividade, tipo de risco e realidade observada na organização.
O fato, é que a composição de ginástica laboral e ergonomia, são condicionantes muito favoráveis aos trabalhadores. Em suma, a ginástica laboral e a ergonomia associados, acaba por ser um recurso a diminuir o impacto de distúrbios osteomusculares e cognitivos nos trabalhadores. Podemos finalizar compreendendo o quanto os exercícios da ginástica laboral são primordiais para a saúde, ergonomia e conforto do trabalhador. Além disso, a prática se faz um excelente mecanismo de prevenção de doenças sérias.
Benefícios:
Os benefícios da ginástica laboral são percebidos cada vez mais pelas empresas e o investimento no bem-estar corporativo está se tornando prioridade. Segundo o Instituto Great Place to Work, as empresas que se destacam como as melhores para se trabalhar são também as que mais investem em estudos e ações direcionadas à saúde integral dos colaboradores.
E o resultado desse tipo de investimento é o sucesso, tanto financeiro quanto da qualidade do produto e/ou da prestação de serviço. Sendo assim, investir na saúde da equipe é uma estratégia para se destacar no mercado e alcançar uma maior lucratividade.
Entre as opções de serviços para promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores, podemos destacar a ginástica laboral e seus inúmeros benefícios e possibilidades. Afinal, é uma atividade prática, de curta duração e de muita eficácia. Veja alguns deles abaixo:
- Diminui os índices de afastamento médico e gastos com despesas médicas;
- Transforma o ambiente de trabalho;
- Aumenta a qualidade de vida no trabalho;
- Atende à norma regulamentadora número 17 (NR-17);
- Otimiza a rotina dos trabalhadores;
- Minimiza a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia;
- Diminui riscos de acidentes de trabalho;
- Ajuda a aumentar o foco, a concentração e a disposição;
- Eleva a produtividade e o desempenho;
- Melhora a imagem da instituição para empregados e sociedade;
- Diminui o absenteísmo;
- Reduz as taxas de turnover.
Quem pode praticar a ginástica laboral:
Todos os funcionários de uma organização, independentemente de sua função, setor ou idade. Ela indicada, principalmente, para aqueles que
- Executam tarefas que exigem muito esforço físico ou mental;
- Fazem movimentos repetitivos;
- Tem pouca movimentação no serviço ou atuam em atividades monótonas;
- Trabalham com manipulação e/ou movimentação de peso;
- Exercem atividades que induzem posturas incorretas ou não ergonômicas.
Agora que você já sabe dos benefícios e importância da ginastica laboral e ergonomia, envia essa dica para sua empresa e amigos.