Ergonomia no home office
Para lhe ajudar a ter um ambiente de trabalho mais saudável, neste artigo vamos explicar o que é ergonomia no home office, explicar sua importância, desafios e ações a se adotar para mostrar como essa prática traz benefícios para os colaboradores da sua empresa.
25 Novembro 2024
Boa leitura!
Afinal, o que é a ergonomia?
Ergonomia é um conceito que abrange teorias, métodos e procedimentos presentes na norma regulamentadora nº17, do Ministério do Trabalho, e nas Leis do Trabalho – CLT, em conformidade à Segurança e Medicina do Trabalho.
Seu estudo se dá a partir da relação entre pessoa e ambiente profissional. Já o seu objetivo é garantir uma boa condição para que os funcionários possam exercer suas funções com bem-estar, pensando no desempenho geral da empresa.
A ergonomia é pensada para adaptar o ambiente de trabalho e contribuir para a saúde do funcionário, promovendo a sua produtividade e evitando que acidentes aconteçam e que possíveis problemas de saúde se desenvolvam.
Além disso, caso a ergonomia não seja aplicada, a empresa pode sofrer multas e até indenizações, se algum funcionário desenvolver algum problema de saúde devido às más condições oferecidas pelo empregador.
Problemas pela falta de ergonomia:
Os principais problemas que a falta de ergonomia no home office pode trazer são: inflamações, lesões e dores nos músculos, articulações, tendões, ligamentos e nervos, que podem se tornar crônicos. Essas complicações estão englobadas no LER (lesão por esforço repetitivo), comum em muitas profissões onde se exerce a mesma atividade, entre outros.
Tais questões podem trazer problemas não só físicos, como psicoemocionais.
Esse cenário influencia a insatisfação e a baixa produtividade afetando diretamente os resultados da empresa.
Soluções ergonômicas no home office:
O legal do home office é ter mais tempo e autonomia, respeitando os horários e regras da empresa, para criar uma rotina, visto que não é preciso se locomover.
Entretanto, é preciso cuidado. Para que seu trabalho remoto seja positivo é importante arranjar um espaço na casa para fazer de escritório, mesmo que não seja um cômodo inteiro.
Pensando nisso, nada de trabalhar no sofá ou na cama. Mantenha a coluna reta em uma postura confortável e a respiração consciente. O ideal é encontrar uma mesa adequada, de acordo com a estatura de cada pessoa, e uma cadeira confortável que siga as regras ergonômicas.
Além disso, é importante que o monitor fique a uma certa distância dos olhos, entre 50 e 75 cm, evitando possíveis dores de cabeça e cansaço nos olhos.
Em casos de notebook, verifique se a altura da tela está adequada e, se necessário, ajuste com suportes que também ajudarão na ventilação do aparelho.
Outra coisa importante é manter a hidratação e tirar uns minutinhos ao longo do dia para se alongar, sem se esquecer – ou deixar – de ir ao banheiro.
Médicos costumam indicar 5 minutos de alongamento a cada 1 hora trabalhada.
Ergonomia no home office fala, sobretudo, de corpo. Por isso, além da estrutura que a empresa pode oferecer, o funcionário também deve estar atento aos seus hábitos a fim de cultivar sua saúde.
Qual a importância da ergonomia no home office?
Como visto anteriormente, a ergonomia é o estudo das relações entre as pessoas e as máquinas e tem por objetivo promover, de forma eficiente, a segurança na forma como elas interagem.
Dessa forma, ela tem como objetivo garantir boas condições de trabalho, para que, seja proporcionado o bem-estar para os colaboradores, ajudando na prevenção de problemas de saúde referente ao ambiente de trabalho e ajudando na produtividade do colaborador.
As medidas de ergonomia são uma exigência da Norma Regulamentadora n°17 (NR-17) desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) junto às entidades trabalhistas, como sindicatos e associações.
Por esse motivo, todas as empresas têm a obrigação de segui-las com o intuito de evitar qualquer tipo de problemas com a justiça.
Assim, a empresa fica em conformidade com a lei, adaptando o ambiente de trabalho conforme a ergonomia no home office e também é uma forma de prevenção de doenças ocupacionais mais comuns e que afetam de forma direta na produtividade do funcionário e, consequentemente, da empresa.
As doenças geralmente são provocadas devido a fatores como esforço repetitivo, ficar em pé por muito tempo e má postura, pois isso vai prejudicando a saúde física e mental do empregado resultando em infelicidade e insatisfação no emprego.
E, com o home office, isso não é diferente. Muito pelo contrário. É necessário ter um cuidado bem maior para que o espaço de trabalho seja confortável, eficiente e que inspire produtividade.
Por isso, é muito importante que as pessoas que trabalham em home office tenham um cuidado especial com a ergonomia, para que não tenham nenhum tipo de problema de saúde devido aos riscos ergonômicos.
Desafios da ergonomia no home office:
Como visto anteriormente, a ergonomia é importante tanto para o trabalho na empresa, como para as pessoas que estão desenvolvendo suas atividades de forma remota. Porém, a falta de ergonomia no home office pode proporcionar um ambiente de trabalho inadequado.
Isso acontece, pois, um dos principais problemas de ergonomia relacionado ao trabalho remoto está diretamente ligado a má postura e as distribuições das horas dedicadas às atividades laborais.
Caso isso aconteça, pode ocasionar:
Sobrecarga nas articulações, tensões musculares, cansaço físico, cansaço mental, dores de cabeça e fadiga ocular.
Assim, os principais desafios do home office estão relacionados às instalações residenciais que não estão adaptadas para receber uma rotina de trabalho.
Quais são os riscos ergonômicos do trabalho em home office?
Mobiliário e equipamentos: Locais de trabalho improvisados; móveis que não permite regulagens e ajustes; cadeira com assento inadequado, encosto inadequado ou ausente; falta de espaço para movimentação das pernas e braços; dificuldade de alcançar objetos, documentos e outros materiais; mesa com falta de espaço físico para depositar materiais de trabalho; mobiliário e equipamentos incompatíveis com a altura e aspectos físicos do colaborador.
Biomecânicos: Trabalho realizado em posturas incômodas por longos períodos; postura sentada por longos períodos; necessidade de realizar movimentos repetitivos de forma frequente.
Ambientais: Desconforto acústico; desconforto térmico; iluminação inadequada; existência de reflexos no monitor de vídeo.
Organizacionais: ausência de pausas pré-definidas para descanso; ritmos intensos de trabalho; variação de turnos de trabalho; falta de capacitação para exercer as tarefas; metas de produção muito rigorosas; falta de equilíbrio entre tempo de trabalho e tempo de repouso; ausência de planejamento prioridades e metas; má gestão do tempo.
Psicossociais e cognitivos: Excesso de situações de estresse; sobrecarga de trabalho mental; exigência de alto nível de concentração, atenção e memória; frequentes interrupções; condições de difícil comunicação; excesso de demandas emocionais ou afetivas no trabalho; ordens divergentes ou vagas; metas inexistentes ou incompatíveis; múltiplas tarefas de alta demanda cognitiva.
Tais fatores, quando não tratados de forma correta, podem causar um sentimento de frustração e incapacidade e, com isso, a pessoa pode acabar desenvolvendo doenças relacionadas a fatores psicossociais, como por exemplo, angústia, sentimento de baixa autoestima, estresse e depressão.
Como adaptar o seu home office com soluções ergonômicas:
- Levando em consideração a norma regulamentadora – NR-17, listamos as principais formas de melhorar a ergonomia durante o trabalho remoto:
- Mantenha-se sempre com a coluna ereta, apoiando as costas totalmente no encosto da poltrona e/ou cadeira. De modo a garantir estabilização e conforto a coluna;
- Mantenha o monitor posicionado na altura dos olhos. Deste modo, evita-se tensão na região cervical;
- Posicione os cotovelos em um ângulo de 90º e os apoie nos braços da poltrona e/ou cadeira. Alinhe os antebraços a mesa, mantenha punhos, braços e ombros em posição neutra, desta forma garante que os membros superiores estejam alinhados e relaxados;
- Mantenha os joelhos posicionados em um ângulo de 90º, está posição favorece a circulação sanguínea dos membros inferiores;
- Importante manter os pés sempre apoiados totalmente ao chão. De modo a garantir uma postura mais adequada;
- Levante-se, alongue-se e caminhe sempre que possível. Pois, é de extrema importância que o colaborador faça uma pequena pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.
RH, quais ações podem ser implantadas no home office para que os riscos ergonômicos e de sobrecarga mental possam ser minimizados?
- Estimule a organização do ambiente de trabalho;
- Lembre os funcionários de manter sua postura;
- Inclua pausas na rotina;
- Preocupe-se com a iluminação;
- Indique apoios e móveis adequados;
- Adote aulas online de ginástica laboral.
A ergonomia no home office é uma preocupação geral. Além de trazer benefícios à saúde dos funcionários, ela pode ajudar você a reduzir custos assistenciais e evitar problemas jurídicos. Com dicas simples e rotineiras, é possível melhorar a ergonomia e tornar o home office mais seguro e confortável para os funcionários da sua empresa, evitando problemas como LER e DORT.
Agora que você já sabe como prevenir e quais ações tomar, entre em contato com nossos consultores através do botão WhatsApp e tenham os melhores produtos para a sua solução ergonômica.