Faltam apenas 18 dias para terminar o ano e com certeza você está sentindo o cansaço do ano inteiro nas costas, não é? Mas como manter o ânimo para aguentar só mais um pouquinho?
Correria no trabalho, encerramento da firma, dos amigos, da família, além de comprar presente, preparar as malas para as férias … Ufa! Cansa só de pensarmos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association – Brasil), associação que estuda o estresse, nesta época do ano o índice de estresse chega a 75%. Nos últimos dias que antecedem um novo ano, queremos realizar tudo que deixamos para depois, o que nos causa uma depressão sazonal (termo usado pelos psicólogos para descrever os sentimentos de tristeza neste período). Junto disso também começamos a pensar no que aconteceu ao longo o ano, quais foram as realizações e os fracassos. Até chegamos ao ponto de ter sintomas como:
>> Dor de cabeça tensional e no corpo
>> Aumento da pressão arterial
>> Ansiedade, angústia e preocupações
>> Problemas gastrointestinais e taquicardia
Mas a maneira como reagimos a estas situações que faz a diferença. O importante é não criar expectativas e nem se deixar levar por pressões da sociedade.
Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.
Infelizmente, cada ano que passa é sempre assim: mais estressante e desgastante que os 11 meses anteriores. Mas é possível conseguir aguentar mais um pouco e amenizar os sintomas acima, afinal são só mais duas semanas 😉
Pensando em você que está nesta correria intensa, assim como nós, preparamos algumas dicas:
1 – O MUNDO NÃO VAI ACABAR
Sim, tenha certeza disso. Queremos fazer nesses últimos dias tudo o que deveria ter feito ao longo do ano. De última hora você não irá conseguir fazer tudo e só irá se estressar. Então faça somente o que for necessário e anote o que ficou pendente para que possa realizar no ano seguinte.
2 – MANTENHA A PACIÊNCIA
Nem tudo você vai conseguir fazer até o 31, então tenha paciência. Não saia xingando tudo e todos, tenha consciência que você terá transtornos ao sair de casa. Vai ser o trânsito caótico da sua cidade que não vai colaborar. O fulano que não segurou o elevador para você e precisou ir de escada. A fila no supermercado. O ônibus/metrô atrasado e lotado. Enfim, são diversas situações que irão tentar nos importunar, mas é preciso manter o autocontrole. Respire, inspire e não pire 😉
3 – SEJA TOLERANTE
Assim como precisamos da paciência, também vamos precisar praticar a tolerância. Se colocar no lugar da outra pessoa é fundamental. A fila está longa e demorada no caixa? Pense que seja um funcionário em treinamento e que ele estava há meses procurando um novo emprego. Você poderia estar na mesma situação dele. Vivemos em um mundo de muitas adversidades, não é porque você gosta de amarelo que todos irão também gostar. Fuja de discussões e entre ter razão e ser feliz, qual você escolhe? Diga: ser feliz 😉
4 – RELAXE
Ainda não está conseguindo ser paciente e tolerar os coleguinhas? Então você precisa relaxar. Reserve uns minutos e ouça música, prepare uma playlist e dê play. Termine aquele livro que está na sua cabeceira ou compre um novo. Vá até o parque, deite e contemple o céu e o que está ao seu redor.
Dica de playlist para relaxar: http://bit.ly/playlistrelaxar
5 – PLANEJE
Papel e caneta na mão. Anote tudo o que você precisa fazer antes das festas, mas que sejam coisas possíveis de realizar para não se frustrar e aumentar o estresse. E, como falamos na dica 1, o mundo não vai acabar. Crie prioridades. O que realmente é preciso fazer antes de acabar o ano. Começar uma dieta? Pense bem. Você vai pra casa da mãe que tem mania de fazer uma ceia exagerada, só com delícias e com a sua sobremesa preferida. Diríamos que não devemos esperar e agir logo, mas neste caso, para não comer pesando a consciência, aconselhamos você a deixar para depois das férias iniciar a dieta. Ah, mas não significa que você está com crédito para exagerar, ok? 😉 Coma com moderação!
6 – PEÇA UM HELP (AJUDA)
Não fique tentando resolver tudo sozinho. Isso só aumenta o estresse e a chance de não conseguir resolver só aumenta. Você sabe em quem confiar, então peça ajuda a esta pessoa. Compartilhe o que está incomodando e escute o que ela tem a dizer. Depois, sozinho, avalie e tome a sua decisão final.
7 – NÃO SAIA DEVORANDO A GELADEIRA
Assim como a ansiedade está para o estresse, a vontade de devorar tudo o que tem na geladeira também. Stop now! Não deixe que isso controle, pois você é capaz de dizer não. É normal, quando estamos ansiosos, descontarmos em algo: uns comem muito, outros fumam mais, bebem …
Quando perceber que está perdendo o controle, releia as dicas 2 e 4.
8 – VITAMINA C
Algumas pesquisas revelaram que esta vitamina pode controlar o hormônio do estresse. Quando der aquela vontade de comer um chocolate, só porque se estressou, troque por um morango, laranja, mamão.
O nosso desejo é que você consiga por em prática as 8 dicas, mas se conseguir 50% delas já está valendo.
Ah, e não deixe de dar uma passadinha em nossa loja virtual e espiar nossos produtos de ergonomia e neoprene.
Até a próxima semana.
Abraços