Se você optou ou está pensando em trabalhar home office, saiba que não basta sentar na mesa da cozinha ou da sala, ou ainda se jogar no sofá com o notebook no colo. Também nada de usar bermuda, camiseta e chinelo, escolha um traje que você iria trabalhar em uma empresa que você fosse contratado.Trabalhar em casa exige disciplina, organização, qualidade de vida e isso está diretamente ligado a ergonomia.
Além de escolher a roupa e o horário a cumprir, outro fator que passa desapercebido e que poucos se importam é a postura correta. Sim, não é porque você está em casa que não tenha que cuidar da postura, escolher equipamentos e acessórios adequados, afinal, é seu espaço de trabalho e você estará ali por horas.
E como montar ou melhorar o seu home office? Confira as dicas 🙂
Escolha um local da casa que seja tranquilo e que lhe ofereça privacidade para trabalhar e que também tenha espaço para a sua estação de trabalho, como: mesa, cadeira, computador, telefone, móveis para guardar documentos e demais ferramentas de trabalho.
Estação de trabalho: Os móveis precisam ser confortáveis e adequados para sua rotina, então opte por uma mesa adequada e que você tenha liberdade de movimento.
Escolha uma cadeira que lhe proporcione uma postura correta (clique aqui e conheça a nossa linha de cadeiras ergonômicas) e neste caso, é importante verificar se o produto tem laudo ergonômico (NR17), se possui regulagem de altura para a sua estatura, se tem regulagem do encosto, se o assento é confortável e se for uma cadeira com apoio para os braços, é importante também verificar se tem regulagem.
Se você optou por usar um notebook ou se irá usar um computador, é importante que o monitor esteja na altura correta (tem post sobre este assunto aqui), para que a sua postura esteja adequada e nada de empilhar livros achando que irá resolver, o suporte para notebook ou monitor é um equipamento criado para atender as necessidades de qualidade de vida, bem-estar e oferecer uma postura correta ao trabalhador.
Outra dica bem importante que não nos atentamos é a posição dos braços sobre a mesa. Verifique se seus braços ficam muito para fora. Se a resposta for sim, a dica é usar o apoio de antebraços, que permite um posicionamento correto do braço. É importante que toda a base do antebraço esteja apoiada sobre a superfície. Caso o antebraço esteja angulado, seu punho ficará tensionado e isso irá prejudicar a musculatura da nuca, ombros, pescoço e circulação sanguínea da região.
Pintura e Iluminação: escolha uma cor para a pintura das paredes que seja agradável e que contribua para a criatividade. Quanto a iluminação, é aconselhável que o local que você escolheu tenha janela para que a luz natural entre, opte por cortinas ou persianas, para reduzir à exposição do sol, caso ela incida diretamente no ambiente. A iluminação artificial também é importante, escolha lâmpadas que garantam um ambiente iluminado e posicione a mesa acima da luz, para não perder o fluxo luminoso.
Ventilação natural e artificial: procure deixar a janela aberta para que tenha circulação do ar natural. Caso o escritório fique voltado para uma via com barulho externo ou que seu espaço não tenha janela, opte por uma ventilação artificial, como ventilador ou condicionador de ar. O importante é deixar o ambiente agradável e confortável (sobre este assunto falamos no post anterior, clique aqui).
Para que seu dia a dia de trabalho home office seja produtivo, procure manter tudo organizado e não esqueça da sua postura 😉
E confira em nossa loja virtual, todos os produtos ergonômicos para compor o seu home office 🙂
Nosso site www.reliza.com.br
Curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil
Até a próxima.
Abraços.