Estamos próximos de apreciar um dos maiores eventos esportivos do mundo em nosso país, as Olimpíadas. Uma multidão de atletas, equipe técnica e a equipe da organização estarão no Brasil para desfrutar deste grandioso evento. Mas afinal, por que um evento esportivo é tema de um post em um blog de ergonomia?
Não percebemos, mas tem muito de ergonomia no esporte. Continue lendo e você entenderá a relação 🙂
Antes deixa a gente dar uma pitada introdutória em relação a ergonomia, caso você esteja chegando em nosso blog pela primeira vez (tem mais sobre o assunto em: postura correta e incorreta, aqui, produtos ergonômicos, como: suporte monitor, suporte notebook, aqui, apoio ergonômico para braços e punhos, aqui).
Em poucas palavras, a ergonomia é toda a relação entre o ser humano e o ambiente, seja no trabalho, contato familiar e outras relações que influenciam o dia-a-dia do ser humano. Ou seja, a ergonomia estuda o desempenho do homem durante uma atividade, usando equipamentos, instrumentos, máquinas, para que haja conforto, segurança, qualidade de vida e bem-estar.
E como a ergonomia está ligada ao esporte?
Uma atividade desportiva está relacionado a ergonomia, pois se faz necessário analisar os efeitos do esporte durante a prática, como o estresse provocado no organismo do ser humano visando evitar lesões, além de melhorar a performance do atleta. Isso faz estabelecer a relação da atividade física e ergonômica.
Assim como precisamos ter nossa postura correta durante nossa rotina de trabalho em relação ao computador e outros equipamentos para evitar lesões (LER/DORT, por exemplo), um atleta também precisa ter seus equipamentos ajustados para o melhor desempenho em uma prova oficial ou aqueles que optam só por praticarem exercícios pela qualidade de vida, caso contrário, um equipamento mal ajustado irá refletir na queda de desempenho e possivelmente até em lesões, afastando o atleta de competições ou da prática esportiva.
Quando vamos a academia e utilizamos os equipamentos ou até mesmo quando executamos exercícios com halteres, barras, anilhas e tornozeleiras, precisamos ajustar a altura e a postura para que possamos praticar os exercícios com eficiência e técnica. Se eles não estiverem ajustados ao nosso corpo, irá prejudicar a execução e causará danos à saúde. As áreas mais comuns afetadas quando os equipamentos não estão ajustados adequadamente, são: joelhos, mãos, braços, pescoço, pernas e lombar. Assim como podemos ter estas lesões decorrentes da má postura e equipamentos inadequados em nosso trabalho. Ah! Lembrando que não só para atividades na academia precisamos aplicar a ergonomia, mas em todas as modalidades, ciclismo, corrida, pilates, entre outras.
Se você é praticante de alguma atividade física ou atleta profissional e amador, fique atento a sua postura e os equipamentos que você está usando para evitar danos à sua saúde 😉
Vamos falar de ergonomia?
Deixe seu comentário abaixo e curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil
E você ainda pode dar uma espiadinha em nossa loja virtual. Conheça e adquira produtos ergonômicos, para informática e também acessórios de neoprene (tem muitos itens bacanas para você e até presentear alguém especial), vem ver 😉 loja.www.reliza.com.br
Semana que vem tem mais 😉
Abraços.