Ergonomia e esporte, qual a relação?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estamos próximos de apreciar um dos maiores eventos esportivos do mundo em nosso país, as Olimpíadas. Uma multidão de atletas, equipe técnica e a equipe da organização estarão no Brasil para desfrutar deste grandioso evento. Mas afinal, por que um evento esportivo é tema de um post em um blog de ergonomia?

Não percebemos, mas tem muito de ergonomia no esporte. Continue lendo e você entenderá a relação 🙂

Antes deixa a gente dar uma pitada introdutória em relação a ergonomia, caso você esteja chegando em nosso blog pela primeira vez (tem mais sobre o assunto em: postura correta e incorreta, aquiprodutos ergonômicos, como: suporte monitor, suporte notebook, aqui, apoio ergonômico para braços e punhos, aqui).

Em poucas palavras, a ergonomia é toda a relação entre o ser humano e o ambiente, seja no trabalho, contato familiar e outras relações que influenciam o dia-a-dia do ser humano. Ou seja, a ergonomia estuda o desempenho do homem durante uma atividade, usando equipamentos, instrumentos, máquinas, para que haja conforto, segurança, qualidade de vida e bem-estar.

E como a ergonomia está ligada ao esporte?
Uma atividade desportiva está relacionado a ergonomia, pois se faz necessário analisar os efeitos do esporte durante a prática, como o estresse provocado no organismo do ser humano visando evitar lesões, além de melhorar a performance do atleta. Isso faz estabelecer a relação da atividade física e ergonômica.

Assim como precisamos ter nossa postura correta durante nossa rotina de trabalho em relação ao computador e outros equipamentos para evitar lesões (LER/DORT, por exemplo), um atleta também precisa ter seus equipamentos ajustados para o melhor desempenho em uma prova oficial ou aqueles que optam só por praticarem exercícios pela qualidade de vida, caso contrário, um equipamento mal ajustado irá refletir na queda de desempenho e possivelmente até em lesões, afastando o atleta de competições ou da prática esportiva.

Quando vamos a academia e utilizamos os equipamentos ou até mesmo quando executamos exercícios com halteres, barras, anilhas e tornozeleiras, precisamos ajustar a altura e a postura para que possamos praticar os exercícios com eficiência e técnica. Se eles não estiverem ajustados ao nosso corpo, irá prejudicar a execução e causará danos à saúde. As áreas mais comuns afetadas quando os equipamentos não estão ajustados adequadamente, são: joelhos, mãos, braços, pescoço, pernas e lombar. Assim como podemos ter estas lesões decorrentes da má postura e equipamentos inadequados em nosso trabalho. Ah! Lembrando que não só para atividades na academia precisamos aplicar a ergonomia, mas em todas as modalidades, ciclismo, corrida, pilates, entre outras.

Se você é praticante de alguma atividade física ou atleta profissional e amador, fique atento a sua postura e os equipamentos que você está usando para evitar danos à sua saúde 😉

Vamos falar de ergonomia?
Deixe seu comentário abaixo e curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil

E você ainda pode dar uma espiadinha em nossa loja virtual. Conheça e adquira produtos ergonômicos, para informática e também acessórios de neoprene (tem muitos itens bacanas para você e até presentear alguém especial), vem ver 😉 loja.www.reliza.com.br

Semana que vem tem mais 😉
Abraços.

Reliza Comércio e Serviços LTDA – CNPJ nº 95.756.219/0001-21