O que a dor de cabeça tem a ver com a postura? Nada? Te afirmamos que tem sim e vamos te explicar. A dor de cabeça, ou cefaleia, de origem cervical é mais frequente do que você possa imaginar. Tensão, estresse e ansiedade são os grandes vilões da dor de cabeça causada pela coluna, que irradia para a cabeça.
Este tipo de cefaleia, geralmente, afeta apenas um lado da cabeça: mais precisamente na base da nuca ou ou até a região superior do olho. Embora seja menos comum que a enxaqueca, essa dor de cabeça atinge de 15 a 20% de todos os tipos de dores de cabeça. Porém, depois de sofrer alguma disfunção traumática na coluna, 53% dos pacientes desenvolverão dor de cabeça de origem cervical. E o nível de estresse agrava ainda mais o fator de risco, isso porque aumenta a tensão muscular na região do pescoço e ombros. Normalmente a dor é moderada e afeta a maioria as mulheres. Além da dor ser de um lado, como citamos acima, pode também causar náuseas e sensibilidade à luz, o que gera dificuldade em diferenciá-la da enxaqueca.
QUAIS OS SINTOMAS COMUNS?
:: A dor começa geralmente no pescoço e irradia para a nuca e/ou ombro.
:: É agravada pelo movimento do pescoço ou postura errada à frente do computador.
:: Pode haver formigamento ou dormência na base do pescoço até a nuca ou ainda uma sensação de latejar a nuca de um lado da cabeça até a região superior do olho.
AS CAUSAS
:: Má postura.
:: Desvio da coluna.
:: Aumento da tensão muscular, devido ao cansaço e estresse.
:: Síndrome do desfiladeiro torácico.
O QUE VALE MESMO É PREVENIR
A maneira mais recomendada para evitar qualquer patologia na coluna cervical e futuras dores de cabeça ainda é a prevenção. Nosso corpo precisa estar em constante movimento. Precisamos fortalecer os músculos, alongar e praticar exercícios para nutrir as articulações.
E o que é preciso fazer para prevenir?
:: Alongar a região do pescoço ajuda a aliviar a tensão. Movimente a cabeça para frente e para trás em ritmo lento.
:: Evite ficar na mesma posição por muito tempo. Faça intervalos durante o expediente e se houver ginástica laboral na empresa, procure participar.
:: Verifique se você mantém uma boa postura enquanto está na frente do monitor. A cabeça deve estar alinhada com as costas e os olhos devem estar na altura do monitor. Seu pescoço não pode estar inclinado para cima ou para baixo. As pernas devem estar em um ângulo de 90º apoiadas em um suporte, nunca cruzadas ou sobre os pés da cadeira. Os braços devem estar levemente a frente. A figura a seguir ilustra a maneira ideal para você estar sentado enquanto trabalha.
:: Use equipamentos ergonômicos. Estes irão oferecer conforto e auxiliar na sua postura, enquanto você passa horas trabalhando diante do computador.
Seguem duas indicações de produtos que proporcionarão uma melhor adequação da sua coluna cervical.
SUPORTE MONITOR
:: Favorece a ergonomia enquanto se está sentado.
:: Mantém a tela na altura ideal dos olhos.
:: Corrige a posição do pescoço e da coluna.
:: Evita a fadiga muscular.
APOIO PARA OS PÉS
:: Corrige a posição das costas. Os pés apoiados fazem força contrária, corrigindo a lombar à posição ergonômica ideal.
:: Coxas apoiadas sobre cadeira. Previne varizes, formigamento, inchaço e desconforto muscular nas pernas.
:: Evita lesões e previne doenças. Contribui para o aumento de produtividade, evitando que sinta fadiga ou dores musculares que podem gerar afastamento da empresa.
Não perca as novidades e informações assinando nossa newsletter. Cadastre seu e-mail, é bem rápido e fácil.
Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.
Curta a nossa fanpage www.facebook.com/reliza.brasil
Até a próxima semana.
Abraços