Acessórios de Ergonomia, Informática e Neoprene

Conheça os 10 benefícios da música durante o trabalho e quais músicas ouvir

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 

Está estressado? Ouça música! Está precisando se concentrar? Ouça música! Está precisando ser mais produtivo no trabalho? Ouça música! A conexão com a música vem desde o ventre de nossas mães, quando aos 6 meses a audição é desenvolvida. E desde então, escutamos sons em todos os momentos de nosso dia. Para relaxar no trânsito, estudar, malhar, quando está feliz ou triste e durante o trabalho, ela está sempre nos acompanhando. A música alimenta nossas emoções, nos proporciona entretenimento, novas amizades e também define nossa identidade.

“Onde as palavras falham, a música fala.” – Hans Christian Andersen


QUAIS OS EFEITOS DA MÚSICA NO CÉREBRO?

Em entrevista para o Portal Terra, Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica: ” o processamento da música começa com a penetração das vibrações sonoras no ouvido interno, provocando movimentos nas células ciliares que variam de acordo com a frequência das ondas. Os estímulos sonoros seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal, onde se dá a senso-percepção musical: é nesse estágio que são decodificados altura, timbre, contorno e ritmo do som. O lobo temporal conecta-se em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória, o cerebelo e a amígdala, áreas que integram o chamado cérebro primitivo e são responsáveis pela regulação motora e emocional, e ainda um pequeno núcleo de massa cinzenta, relacionado à sensação de bem-estar gerada por uma boa música. Enquanto as áreas temporais do cérebro são aquelas que recebem e processam os sons, algumas áreas específicas do lobo frontal são responsáveis pela decodificação da estrutura e ordem temporal, isto é, do comportamento musical mais planejado”.

Diversos estudos científicos vêm sendo desenvolvidos para entender melhor o efeito da música ao aprendizado e atenção. E algumas pesquisas já confirmam que a musicalização e o aprendizado de um instrumento podem contribuir no entendimento de trabalhos que exigem raciocínio e concentração. Iss porque é a estimulação que o cérebro recebe, especialmente para estudo de algumas matérias como matemática e línguas.

Os estudos acima só confirmam aquilo que na prática sentimos quando ouvimos música. O neurocientista e músico Jamshed Bharucha, concluiu em um dos seus estudos que “a música permite humanos a se conectarem de modo sincronizado, ajudando-nos a desenvolver uma identidade em grupo e nos tornando suscetíveis ao trabalho em equipe”. 

Quando ouvimos uma música que gostamos muito, o nosso cérebro é ativado, e aciona a liberação da dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que tem a função de ativar no cérebro diversas sensações que sentimos. É produzida em dois pontos do cérebro: a substância negra – que controla emoções como a recompensa e vício – e a área tegmental central – referente a concentração. Ele tem a responsabilidade de controlar a nossa memória, humor e aprendizado.

A Revista científica Nature Neuroscience publicou um estudo onde descobriu que a substância dopamina está diretamente envolvida no intenso prazer de ouvir uma música. Outra pesquisa, da Mindlab International, conclui que a música pode reduzir em até 65% da ansiedade. Uma mente e corpo saudáveis precisam de descanso e a música é uma maneira de tirar a pressão e diminuir o estresse.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


OUVIR MÚSICA AJUDA DURANTE O TRABALHO?

Trabalho-Ouvir-Musica-Fone-de-Ouvido-Produtividade-Concentracao-Raciocinio-Logico_Reliza

Algumas pesquisas mostram que escutar a sua música favorita reduztensão, proporcionando a sensação de felicidade, tornando aquela situação estressante em algo mais produtivo, principalmente em relação ao trabalho.
Inclusive quando o corpo está estressado, os nossos músculos tendem a ficar tensos, sendo uma reação reflexa ao estresse. É uma maneira que o corpo encontra de se proteger contra lesões e dor.

Dentre os estudos realizados, conclui-se alguns benefícios que se tem em ouvir música:

1. AJUDA A MELHORAR O DESEMPENHO: para encarar aquele projeto complexo, escolha escutar músicas mais animadas. Segundo pesquisas essas músicas ajudam a apresentar bom desempenho sob pressão.

2. ESCUTAR A SUAS MÚSICAS FAVORITAS DURANTE O TRABALHO: segundo o Jornal da Associação Médica Americana, cirurgiões que escutavam músicas que mais gostavam enquanto realizavam suas tarefas eram mais precisos na execução.

3. AJUDA NO TRABALHO MAIS CRIATIVO: precisando se concentrar? A pesquisa britânica realizada pela psicóloga Emma Gray, especialista em comportamento cognitivo, mostra que músicas de 50 a 80 batidas por minuto são as mais indicadas, isso porque permite o cérebro absorver e lembrar de informações de forma mais fácil. Algumas sugestões para ouvir são: We can’t stop, de Miley Cyrus, e Mirrors, de Justin Timberlake.

4. AJUDA NA CONCENTRAÇÃO E RACIOCÍNIO: para atividades que requer atenção e pensar, a música clássica ou instrumental é indicada, pois melhora a performance intelectual. As músicas com 60 a 70 batidas por minutos favorece a concentração. A canção Para Elise, de Beethoven, foi aplicada em um estudo e as pessoas acertaram em média 12% mais em testes de matemática.

5. REDUZ A ANSIEDADE: algumas canções podem reduzir o estresse e diminuir sintomas de depressão.

6. AJUDA EM TAREFAS SIMPLES: quando ouvimos músicas como rock ou clássica ao fundo, para executar tarefas mais “chatas” e repetitivas ou consideradas ainda simples, como responder e-mails, a nossa performance aumenta, além de reduzir erros e a motivar a equipe.

7. PROMOVE O BOM HUMOR: algumas pesquisas revelam que a música pode deixar-nos mais felizes, elevando o astral.

8. CURA DORES EMOCIONAIS: pesquisas sugeriram que músicas melancólicas, tristes podem induzir emoções positivas, ao invés de causar ainda mais tristeza. Isso é o que mostra o estudo realizado em 2014. Quem ouve canções tristes, sente mais empatia, pois se identificam com o entristecimento do cantor.

9. MOTIVA PARA MALHAR: quando é uma playlist animada e cheia de agitação pode ajudar a nos motivar a treinar com mais ânimo, além disso ela reforça as atividades e eleva a resistência

10. MELHORA O SONO: ouvir música clássica ajuda a diminuir sintomas de insônia, segundo estudos.


E atenção!

O limite sugerido para o ouvido é de até 80 decibéis. Se o uso contínuo de fones de ouvidos e o som esteja acima disso, poderá haver danos nos sensores do ouvido, parte mais interna. Que afetará a perda auditiva e zumbidos futuramente. A dica para ouvir suas músicas favoritas é deixar a intensidade do controle de volume pela metade.
E já que falamos em produtividade e melhor desempenho no trabalho, não esqueça que além de uma boa música como cia, é importante também ter uma boa postura durante suas atividades ocupacionais. Seguem as nossas sugestões de leitura para você ter ergonomia em sua estação de trabalho e melhorar o seu rendimento. Ah! E não deixe de ouvir uma playlist agradável enquanto ler as nossas dicas.

# BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA MEHORAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO PARA FUNCIONÁRIO E A EMPRESA

# O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ERGONOMIA

Agora que você já tem as dicas e motivos para ouvir ou continuar ouvindo suas playlists favoritas, seguem as nossas sugestões para vocês.

E queremos saber, qual as suas músicas preferidas para ouvir durante o trabalho? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário abaixo que vamos incluir em nossa playlist.

E aproveite também para dar uma passadinha em nossa loja virtual e conferir nossos produtos ergonômicos loja.www.reliza.com.br

Abraços e até a próxima semana.

Reliza Comércio e Serviços LTDA – CNPJ nº 95.756.219/0001-21