Conheça os 10 benefícios da música durante o trabalho e quais músicas ouvir

 

Está estressado? Ouça música! Está precisando se concentrar? Ouça música! Está precisando ser mais produtivo no trabalho? Ouça música! A conexão com a música vem desde o ventre de nossas mães, quando aos 6 meses a audição é desenvolvida. E desde então, escutamos sons em todos os momentos de nosso dia. Para relaxar no trânsito, estudar, malhar, quando está feliz ou triste e durante o trabalho, ela está sempre nos acompanhando. A música alimenta nossas emoções, nos proporciona entretenimento, novas amizades e também define nossa identidade.

“Onde as palavras falham, a música fala.” – Hans Christian Andersen


QUAIS OS EFEITOS DA MÚSICA NO CÉREBRO?

Em entrevista para o Portal Terra, Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica: ” o processamento da música começa com a penetração das vibrações sonoras no ouvido interno, provocando movimentos nas células ciliares que variam de acordo com a frequência das ondas. Os estímulos sonoros seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal, onde se dá a senso-percepção musical: é nesse estágio que são decodificados altura, timbre, contorno e ritmo do som. O lobo temporal conecta-se em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória, o cerebelo e a amígdala, áreas que integram o chamado cérebro primitivo e são responsáveis pela regulação motora e emocional, e ainda um pequeno núcleo de massa cinzenta, relacionado à sensação de bem-estar gerada por uma boa música. Enquanto as áreas temporais do cérebro são aquelas que recebem e processam os sons, algumas áreas específicas do lobo frontal são responsáveis pela decodificação da estrutura e ordem temporal, isto é, do comportamento musical mais planejado”.

Diversos estudos científicos vêm sendo desenvolvidos para entender melhor o efeito da música ao aprendizado e atenção. E algumas pesquisas já confirmam que a musicalização e o aprendizado de um instrumento podem contribuir no entendimento de trabalhos que exigem raciocínio e concentração. Iss porque é a estimulação que o cérebro recebe, especialmente para estudo de algumas matérias como matemática e línguas.

Os estudos acima só confirmam aquilo que na prática sentimos quando ouvimos música. O neurocientista e músico Jamshed Bharucha, concluiu em um dos seus estudos que “a música permite humanos a se conectarem de modo sincronizado, ajudando-nos a desenvolver uma identidade em grupo e nos tornando suscetíveis ao trabalho em equipe”. 

Quando ouvimos uma música que gostamos muito, o nosso cérebro é ativado, e aciona a liberação da dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que tem a função de ativar no cérebro diversas sensações que sentimos. É produzida em dois pontos do cérebro: a substância negra – que controla emoções como a recompensa e vício – e a área tegmental central – referente a concentração. Ele tem a responsabilidade de controlar a nossa memória, humor e aprendizado.

A Revista científica Nature Neuroscience publicou um estudo onde descobriu que a substância dopamina está diretamente envolvida no intenso prazer de ouvir uma música. Outra pesquisa, da Mindlab International, conclui que a música pode reduzir em até 65% da ansiedade. Uma mente e corpo saudáveis precisam de descanso e a música é uma maneira de tirar a pressão e diminuir o estresse.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


OUVIR MÚSICA AJUDA DURANTE O TRABALHO?

Trabalho-Ouvir-Musica-Fone-de-Ouvido-Produtividade-Concentracao-Raciocinio-Logico_Reliza

Algumas pesquisas mostram que escutar a sua música favorita reduztensão, proporcionando a sensação de felicidade, tornando aquela situação estressante em algo mais produtivo, principalmente em relação ao trabalho.
Inclusive quando o corpo está estressado, os nossos músculos tendem a ficar tensos, sendo uma reação reflexa ao estresse. É uma maneira que o corpo encontra de se proteger contra lesões e dor.

Dentre os estudos realizados, conclui-se alguns benefícios que se tem em ouvir música:

1. AJUDA A MELHORAR O DESEMPENHO: para encarar aquele projeto complexo, escolha escutar músicas mais animadas. Segundo pesquisas essas músicas ajudam a apresentar bom desempenho sob pressão.

2. ESCUTAR A SUAS MÚSICAS FAVORITAS DURANTE O TRABALHO: segundo o Jornal da Associação Médica Americana, cirurgiões que escutavam músicas que mais gostavam enquanto realizavam suas tarefas eram mais precisos na execução.

3. AJUDA NO TRABALHO MAIS CRIATIVO: precisando se concentrar? A pesquisa britânica realizada pela psicóloga Emma Gray, especialista em comportamento cognitivo, mostra que músicas de 50 a 80 batidas por minuto são as mais indicadas, isso porque permite o cérebro absorver e lembrar de informações de forma mais fácil. Algumas sugestões para ouvir são: We can’t stop, de Miley Cyrus, e Mirrors, de Justin Timberlake.

4. AJUDA NA CONCENTRAÇÃO E RACIOCÍNIO: para atividades que requer atenção e pensar, a música clássica ou instrumental é indicada, pois melhora a performance intelectual. As músicas com 60 a 70 batidas por minutos favorece a concentração. A canção Para Elise, de Beethoven, foi aplicada em um estudo e as pessoas acertaram em média 12% mais em testes de matemática.

5. REDUZ A ANSIEDADE: algumas canções podem reduzir o estresse e diminuir sintomas de depressão.

6. AJUDA EM TAREFAS SIMPLES: quando ouvimos músicas como rock ou clássica ao fundo, para executar tarefas mais “chatas” e repetitivas ou consideradas ainda simples, como responder e-mails, a nossa performance aumenta, além de reduzir erros e a motivar a equipe.

7. PROMOVE O BOM HUMOR: algumas pesquisas revelam que a música pode deixar-nos mais felizes, elevando o astral.

8. CURA DORES EMOCIONAIS: pesquisas sugeriram que músicas melancólicas, tristes podem induzir emoções positivas, ao invés de causar ainda mais tristeza. Isso é o que mostra o estudo realizado em 2014. Quem ouve canções tristes, sente mais empatia, pois se identificam com o entristecimento do cantor.

9. MOTIVA PARA MALHAR: quando é uma playlist animada e cheia de agitação pode ajudar a nos motivar a treinar com mais ânimo, além disso ela reforça as atividades e eleva a resistência

10. MELHORA O SONO: ouvir música clássica ajuda a diminuir sintomas de insônia, segundo estudos.


E atenção!

O limite sugerido para o ouvido é de até 80 decibéis. Se o uso contínuo de fones de ouvidos e o som esteja acima disso, poderá haver danos nos sensores do ouvido, parte mais interna. Que afetará a perda auditiva e zumbidos futuramente. A dica para ouvir suas músicas favoritas é deixar a intensidade do controle de volume pela metade.
E já que falamos em produtividade e melhor desempenho no trabalho, não esqueça que além de uma boa música como cia, é importante também ter uma boa postura durante suas atividades ocupacionais. Seguem as nossas sugestões de leitura para você ter ergonomia em sua estação de trabalho e melhorar o seu rendimento. Ah! E não deixe de ouvir uma playlist agradável enquanto ler as nossas dicas.

# BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA MEHORAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO PARA FUNCIONÁRIO E A EMPRESA

# O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ERGONOMIA

Agora que você já tem as dicas e motivos para ouvir ou continuar ouvindo suas playlists favoritas, seguem as nossas sugestões para vocês.

E queremos saber, qual as suas músicas preferidas para ouvir durante o trabalho? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário abaixo que vamos incluir em nossa playlist.

E aproveite também para dar uma passadinha em nossa loja virtual e conferir nossos produtos ergonômicos loja.www.reliza.com.br

Abraços e até a próxima semana.