Como amenizar o frio no ambiente de trabalho

 

Bater queixo, mãos e pés gelados, nariz vermelho, lábios ressecados, tomar banho, sair debaixo das cobertas são algumas situações desconfortáveis de quem mora nas regiões mais frias. E como você reage ao frio? É o tipo de pessoa que suporta a sensação térmica gelada com mais facilidade ou já corre para pegar o casaco?
É certo que uns sentem mais frio que outros, principalmente entre homens e mulheres. Mas isso tem um explicação e que veremos nesse artigo. Além disso, daremos algumas dicas para você, que é mais friorento, a suportar o frio no ambiente de trabalho.

Mas antes de continuarmos, deixe seu e-mail abaixo, caso ainda não tenha assinado a nossa newsletter.

 

Coloque seu e-mail abaixo e receba as
atualizações do nosso blog em primeira mão.


 


COMO O CORPO REAGE AO FRIO?

Em algumas regiões do país, principalmente na região sul, as temperaturas chegam a 0º C (ou abaixo) e outras ficam entre 10 e 15º C. Considerando que o nosso corpo tem uma temperatura média de 36,5º C, esse clima se torna incômoda para muitas pessoas.

No corpo humano estão espalhados diversos sensores e são eles os causadores das sensações de frio e calor que sentimos. E esses sensores variam de pessoa para pessoa, o que explica porque algumas pessoas sentem mais frio que outras.
Há também pessoas que têm sensores concentrados em determinada região do corpo, assim também explica porque sentimos mais frio nas mãos ou nos pés, por exemplo.

Em relação a mulher sentir mais frio que o homem, a explicação está relacionada a composição muscular. Geralmente os homens têm em média 40% de massa muscular, já as mulheres a média é 25%.

Ah! E quando ouvimos falar que quem tem mais gordurinha sente menos frio, não é uma verdade absoluta. Sim, a gordura corporal ajuda a amenizar a sensação, porque ela se torna um isolante térmico (uma manta térmica), porém, quem produz energia para gerar o calor são os músculos, por isso, quanto mais músculo, menos frio teremos.

E sabe quando dá aquela sensação de tremedeira e queixo batendo por causa daquele vento gelado? É uma reação do seu corpo. Movimentar-se ajuda o seu corpo a se aquecer e os tremores causados pelo frio é o corpo tentando produzir calor para compensar a perda de temperatura corporal.

Quando acontece essa perda de temperatura do corpo ocorre a chamada vasoconstrição, ou seja, “é o processo de contração dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos.” (Wikipédia)
Diferentemente disso, quando a  temperatura do corpo se eleva, ocorre a vasodilatação, que “é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos.” (Wikipédia)

 


SINTOMAS NO CORPO NA BAIXA TEMPERATURA

 

Algumas reações que acontecem em nosso corpo durante o inverno:

# LÁBIOS RACHADOS – A pele da boca é mais fina e sensível, sendo mais favorável a ressecar e rachar.

# IR AO BANHEIRO COM FREQUÊNCIA – Isso ocorre porque diminuímos a nossa transpiração no inverno e a eliminação é através da urina.

# COMER MAIS – Sentimos mais vontade de comer porque o organismo precisa gerar energia.

# MÃOS E PÉS GELADOS – Os principais órgãos do corpo humano, como cérebro, coração, pulmão, precisam ser protegidos quando o corpo está submetido à baixa temperatura. Isso porque é preciso bombear mais sangue para esses órgãos, resultado em mãos e pés frios.

No inverno algumas doenças ocupacionais são acentuadas, como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Isso porque ocorre a tensão dos músculos para produzir energia. Os músculos são geradores de calor no nosso corpo e, em dia mais frios, eles são mais exigidos. Eles se contraem mais para gerar o calor necessário para aquecer o corpo. Dessa forma, ficam mais tensos e também rígidos, causando dores e reduzindo a produtividade durante o período de trabalho.

Vale lembrar que a Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia indica a temperatura recomendada para os ambientes de trabalho:

No artigo “17.5. Condições ambientais de trabalho”, cita o item:

“b) índice de temperatura efetiva entre 20º C (vinte) e 23º C (vinte e três graus centígrados)”

 


DICAS AMENIZAR O FRIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

É fato que ficar com pés gelados não é a melhor das sensações. Para ajudar a melhorar essa sensação de frio, queremos compartilhar algumas dicas com vocês. Acompanhe!

# TAPETE ANTIFADIGA – Você que trabalha em pé o dia todo e que fica com as pernas diretamente em contato no chão deve sentir aquela sensação de frio por todo o corpo. Quem é muito friorento, ficar com pés e mãos gelados é o mesmo que estar com o corpo todo sentindo frio. E um produto que se destaca, além de todos os benefícios que ele proporciona, como bem-estar e conforto para o trabalhador, também age como um isolante térmico é o Tapete Ergonômico Antifadiga. Ele evita o contato direto com o chão e ajuda a bloquear a temperatura do solo com os pés.

Outras características:
• Produto Ergonômico aprovado por profissional de Medicina do Trabalho
• Superfície com textura antiderrapante
• Bordas para evitar tropeços
• Estimula a circulação sanguínea

E tem mais benefícios do Tapete Ergonômico Antifadiga nesse post:
# TRABALHA EM PÉ? SAIBA POR QUE VOCÊ PRECISA USAR O TAPETE ANTIFADIGA

 

 

# APOIO DE PÉS – Corrige a postura, evita fadiga, dores nas pernas e lombar, facilita a circulação sanguínea e também impede que os pés fiquem em contato direto com o chão gelado, ou seja, a sensação desagradável de ficar o dia todo trabalhando com os pés frios, o Apoio de Pés ajuda a amenizar.

Outros benefícios do Apoio de Pés:
• Produto possui Laudo Ergonômico em conformidade com a NR 17 do Ministério do Trabalho
• Revestimento emborrachado antiderrapante

Tem mais sobre o Apoio de Pés nos posts a seguir:
# A IMPORTÂNCIA DO APOIO PARA OS PÉS AO FICAR MUITO TEMPO SENTADO

 

 

# ESTEJA AGASALHADO – Se a sua função lhe permite, além dos casacos “pesados” (aqueles mais quentes), use cachecol e luvas, se for possível. Há quem opte por usar alguma meia de lã por baixo da calça e ainda touca.

# GINÁSTICA LABORAL – Se a sua empresa oferece essa atividade, pratique. O corpo em movimento irá proporcionar conforto térmico para os dias frios.

# BEBIDAS QUENTES – o café sempre é uma ótima opção, mas para quem não curte, outras opções como chá e chocolate quente são bem-vindos para aquecer os dias frescos.

 

Ahh! E pra finalizar: não só o nosso corpo necessita manter a temperatura, alguns alimentos e bebidas também precisam ser transportados em segurança. E a nossa dica para você são os produtos em Neoprene. Por exemplo, a Bolsa Multiuso, ótima opção como lancheira, preserva por um período a temperatura e conserva o alimento. O porta-vinho ajuda a acondicionar a bebida em temperatura ideal.

 

Aproveita para dar uma espiada nas opções, clique abaixo.

 

Conheça a nossa linha completa de ergonomia. Acesse http://bit.ly/reliza_ergonomia

Até a próxima semana.