Desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, a técnica Pomodoro, é um técnica de gerenciamento de tempo atividades, seja para estudos, ou para trabalho.
Utilizando esta técnica, você consegue metrificar a quantidade de atividades realizadas por período. Você pode mensurar também o que está atrapalhando a conclusão das tarefas.
Essa técnica de otimização do tempo em atividades geralmente, é indicada para pessoas que têm tendência a adiar as atividades e procrastinar. Pessoas que estão tendo baixa produtividade e foco por estarem com a mente dispersa, E também para pessoas que ficam ansiosas por falta de organização das suas atividades.
Como é a técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro é simples e fácil. Ela se resume a 4 pomodoros de 25 minutos de foco total e 5 minutos de descanso após os 3 primeiros pomodoros. Quando completar o último pomodoro, como recompensa descansa 30 minutos.
Descansos
No momento de descanso, o ideal é não fazer nada que demande muito esforço mental. o descanso serve para reorganizar a sua mente e dar o devido descanso, para você executar o próximo pomodoro com foco e atenção.
Interrupções
Toda vez que você for interrompido durante o pomodoro é interessante que você anote o motivo da sua interrupção.
Ao anotar todas as interrupções, você poderá metrificar em quais situações realmente é necessário parar uma tarefa. Você também vai conseguir mensurar o que tira seu foco.
Podendo assim identificar as situações que você deve evitar para não perder o foco e atenção.
Vantagens de usar a técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro oferece vários pontos positivos. Veja alguns:
- Otimiza o trabalho ou estudo;
- Alivia a ansiedade;
- Aumenta a concentração e motivação;
- Aumenta a atenção e foco por reduzir as interrupções;
- Reforça a determinação para atingir os objetivos;
- Ajuda a combater a procrastinação;
Se você também acredita que pode produzir ainda mais, te convidamos a colocar a técnica Pomodoro em teste e surpreender-se com os resultados, que são ainda maiores com a ajuda de alguns aplicativos como:
E também tem um artigo sobre Algumas ferramentas que ajudam muito no trabalho remoto!