Raramente alguém nunca teve incômodos na região lombar enquanto trabalhava em home office. Os Incômodos geralmente podem ser apenas um mal jeito ou até má postura nas atividades do dia a dia.
Sobretudo para diminuir as possíveis dores, fortalecer a musculatura da região é uma boa forma de prevenir incômodos na região lombar.
Segue abaixo algumas dicas de exercícios físicos que você pode fazer em home office.
Elevação de quadril
Deitar com a barriga para cima e flexionar as pernas, mantendo os pés na largura do quadril. Relaxe a coluna, contraia o abdome e glúteos e eleve o quadril até a altura dos ombros. É importante manter os braços no chão e não colocar a força neles. Comece com três séries de 10 repetições, 2 vezes ao dia.
Alongamento de pernas cruzadas
Sente-se em uma cadeira com encosto, cruze a perna esquerda de forma que o tornozelo fique sob a coxa direita. Vá com o tronco para frente para alongar todas as costas e até glúteos. Conte até 10 e mude de perna. Comece com 5 repetições em cada perna.
Rolamento de Joelhos
Fique deitado de costas em um colchão, leve os dois joelhos dobrados juntos para o lado, mantenha essa posição por volta de 60 segundos. Troque de lado e flexione os joelhos na direção contrária.
Prancha
Deite de barriga para baixo e suspenda o tronco apoiando no chão com os antebraços e os dedos dos pés. Contraia o abdômen e conte até 20. Como é um exercício que exige mais força em toda região da lombar e abdominal, comece com três séries de 20 segundos.
Alongamento da lombar
Deitar de barriga para cima, esticar uma perna, dobrar a outra e abraçar o joelho. Fique nessa posição por 10 segundos e troque a perna. Fazer de 5 repetições com cada perna.
Espreguiçar
Com a barriga para cima, estique pernas e braços, mantendo esse alongamento por 10 segundos. Relaxe, volte os braços para a lateral do corpo e repita de três a cinco vezes.
“Nenhum exercício deve ser executado por pessoas lesionadas ou que fizeram alguma cirurgia e ainda não receberam 100% de alta. Mesmo que a lesão ou a cirurgia não tenha nenhuma relação com a região lombar, Fale antes com o médico que te acompanhou para evitar problemas ainda maiores”.